Home > Tecnologia > Segurança > Detecção de Armas Ocultas
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home
Segurança
Detecção de Armas Ocultas
Dr. George Felipe de Lima Dantas *
(12/10/2002)

      Armas portadas ilegalmente, de forma oculta, são uma grave ameaça ao público e, mais ainda, aos policiais que trabalham nas ruas.

      Os sistemas atualmente disponíveis para detecção de armas ocultas, basicamente detectores de metal, são de pequeno alcance e apresentam alto índice de falsa detecção. Invasivos e difíceis de mover, são relativamente fáceis de serem evitados. Para torná-los ainda menos efetivos, atualmente passaram a ser produzidas lâminas e armas de fogo feitas de ligas não-metálicas, impossíveis de serem detectadas.

      O governo dos EUA está buscando desenvolver um sistema de detecção de armas ocultas que seja seguro, econômico e discreto, capaz de detectar armas feitas de ligas metálicas e não-metálicas a uma distância relativamente grande. Entre as várias aplicações tecnológicas hoje em fase de testes, parece que a mais promissora é a da onda milimétrica passiva ["passive millimeter wave" (MMW)]. Com a tecnologia MMW é possível, além de detectar lâminas e armas de fogo metálicas e não-metálicas, identificar também explosivos plásticos, drogas e outras substâncias ilegais, mesmo quando ocultas sob várias camadas de roupas.

      A aplicação da tecnologia MMW está baseada na detecção de emissões naturais das substâncias procuradas, não demandando que o indivíduo examinado receba qualquer tipo de irradiação artificial. Ainda que esse tipo de tecnologia literalmente permita "ver debaixo da roupa", nenhum detalhe anatômico do indivíduo examinado fica exposto. O projeto inclui o desenvolvimento, fabricação e avaliação de um câmera fixa, passível de ser instalada numa viatura policial, bem como de uma unidade portátil com visor conectado a uma "caixa preta" de análise.

      Diferentes desenhos conceituais estão sendo desenvolvidos, tendo em vista a criação final de uma câmera totalmente portátil alimentada por baterias. Ainda que essa tecnologia pareça bastante promissora, tudo indica que ainda levará algum tempo antes que ela finalmente esteja disponível para uso.6


      * O Dr. George Felipe de Lima Dantas é especialista em segurança pública


O significado do @ - das ânforas florentinas à era digital

Imitando a natureza - NASA inaugura nova era de conquistas na aviação

Janela futurista regula incidência de luminosidade nos ambientes

Boeing entrega seu milésimo 757
A inteligência policial na prevenção e na repressão ao crime

Quando o teclado substitui o detonador

A assinatura da pele

Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública

A gestão científica da Segurança Pública: Estatísticas Criminais

> Outros artigos sobre Segurança
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2019 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br